A Festa do Cinema superou expectativas

Mais de 134 mil espectadores em três dias

A Festa do Cinema regressou às salas portuguesas e superou as expectativas ao levar mais de 134 mil espectadores aos cinemas em todo o país. O filme ‘Black Adam’ foi o preferido com mais de 30 mil espectadores, quase o dobro do número de espectadores que assistiram aos filmes ‘Sorri’ e ‘Amsterdão’.

 

Após dois anos de paragem devido à pandemia e com o setor ainda distante dos níveis pré-pandemia, as melhores perspetivas dos organizadores da Festa do Cinema apontavam para cerca de 114 mil espectadores, mas os números foram largamente superados com um total de 134.314 portugueses a irem às salas de cinema entre os dias 7 e 9 de novembro.

Com bilhetes a um custo reduzido de apenas três euros em todo o território nacional (Continente e Ilhas) eram várias as escolhas com mais de 50 filmes em cartaz, mas ‘Black Adam’ foi amplamente o preferido somando 30.322 espectadores. Seguiram-se ‘Sorri’ (16.441) e ‘Amsterdão’ (16.401) no top-3 das preferências. Nota ainda para ‘Bilhete para o Paraíso’ (12.012) e ‘A Luz do Diabo’ (10.900) que também ultrapassaram os 10 mil espectadores.

Fernando Ventura, da APEC, faz um balanço muito positivo da iniciativa: “A Festa do Cinema 2022 contou com cerca de 135.000 espetadores, acima das melhores expetativas, confirmando a importância da iniciativa para a promoção do cinema e da experiência única que é ver cinema em sala. O sucesso da Festa do Cinema 2022 é para a APEC motivo de enorme satisfação, que partilha com os seus associados e exibidores aderentes, distribuidores e outras entidades que se disponibilizaram para apoiar a sua organização”.

“Estes números demonstram que os portugueses gostam de cinema. Acreditamos que vão recuperar o hábito de ir às salas e voltarem a sentir as emoções que só o cinema no grande ecrã consegue transmitir”, afirma Paulo Santos, diretor-geral da Gedipe/Fevip – Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais.

 

A iniciativa Festa do Cinema, cuja primeira edição teve lugar em 2015, é promovida pela APEC (Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas), com o apoio da FEVIP/GEDIP, do ICA-Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Academia Portuguesa de Cinema e dos exibidores nacionais e envolveu a grande maioria das salas de cinema em Portugal (continente e ilhas).