A Festa do Cinema 2023 está carregada de novidades para ir ao encontro das expectativas dos milhares de cinéfilos que encheram as salas no ano passado. A Festa volta a realizar-se em maio, mas a grande surpresa é que, pela primeira vez, vai começar a um domingo. Vão ser quatro dias de Festa (14, 15, 16 e 17 de maio), cerca de 500 salas de todo o País, nas quais vai ser possível assistir a qualquer filme em cartaz por apenas 3,5 euros.
“Este ano começamos a um domingo. É o dia em que as famílias se reúnem e por que não aproveitar uma ida ao cinema? Este é o desafio que fazemos. Há filmes para todos os gostos e idades”, convida Fernando Ventura, da APEC – Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas.
“Os exibidores e os distribuidores querem, à semelhança das outras edições, trazer cada vez mais pessoas ao cinema. A Festa do Cinema promove o cinema em geral e também o cinema português junto de mais espectadores”, acrescenta Paulo Santos, diretor-geral da Gedipe/Fevip – Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais.
Dos super-heróis à comédia, passando pelo romance, drama ou terror, nesta edição a festa faz-se para todos os amantes do cinema. O terceiro e último volume dos ‘Guardiões da Galáxia Vol. III’, que conta no elenco com a atriz portuguesa Daniela Melchior, é um dos filmes em exibição.
Joaquin Phoenix regressa à grande tela para interpretar Beau, o personagem principal no filme ‘Beau tem medo’. Uma oportunidade a não perder, de ver um grande filme a um preço acessível.
Entre o romance e a comédia, ‘Do jeito que elas querem’ é uma obra que junta grandes nomes do cinema americano, como Jane Fonda, Diane Keaton, Andy Garcia e Don Johnson. Também muito aguardado é o filme ‘Amar de Novo’.
Depois de arrecadar duas distinções no César 2023, o mais importante festival francês de cinema, o filme biográfico ‘Simone, a Viagem do Século’ chega a Portugal com o retrato épico e íntimo de uma mulher que abalou a sua época por defender uma mensagem humanista.
‘Saint Omer’ conta a história de uma grávida, professora de literatura, que viaja até Saint Omer para acompanhar o julgamento de uma estudante senegalesa, acusada de deixar a filha com pouco mais de um ano abandonada na praia.
Na Festa do Cinema não faltam originais portugueses, como o díptico ‘Mal Viver | Viver Mal’, de João Canijo. A obra ‘Mal Viver’ granjeou um Urso de Prata, no Festival Internacional de Berlim.
No sempre esperado terror, as opções são ‘Evil Dead Rise: O Despertar’, ‘O Exorcista do Vaticano’ e ‘Jeepers Creepers’.
Para os mais pequenos, está em exibição ‘Super Mario Bros: o Filme’, ‘Argonautas’ e ‘Makva: A Alma da Floresta’.
A iniciativa Festa do Cinema é promovida pela APEC (Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas), com o apoio da FEVIP/GEDIP e do ICA-Instituto do Cinema e do Audiovisual, e dos exibidores nacionais em todo o País (continente e ilhas). As sessões premium não estão incluídas nessa ação, à semelhança das edições anteriores.